Conheça as 4 maiores tendências de TI para 2017!

Uma das formas de manter a infraestrutura de serviços digitais sempre atualizada é estar por dentro das principais tendências de TI. Avaliando quais são as novidades que podem ser encaixadas nos processos internos do negócio, o gestor de TI consegue definir uma estratégia baseada na otimização constante dos dispositivos e tecnologias que fazem parte do ambiente corporativo.

Assim, a empresa será capaz de inovar e manter os seus serviços com alta performance. Para te ajudar a identificar quais são as principais tendências de TI em 2017, preparamos uma lista com as 4 mais importantes. Confira!

1. Uso da nuvem híbrida

A computação em nuvem já está difundida em várias empresas como uma ferramenta capaz de otimizar processos e melhorar a mobilidade de profissionais. Diante desse cenário, o investimento em infraestruturas como as baseadas no hybrid cloud geram uma grande vantagem competitiva para a empresa, uma vez que ela mescla as melhores características da nuvem em ambientes privados e públicos.

Por ser um modelo em que gestores contarão com a possibilidade de gerenciar uma grande quantidade de recursos em um ambiente centralizado, a nuvem hibrida tem ganhado força ao longo dos últimos anos. Técnicos e analistas já consideram esse como um dos melhores modelos para adotar a nuvem, em função de sua flexibilidade e facilidade de uso.

2. Maior investimento em segurança digital

A segurança digital sempre foi um problema para várias empresas. Ao longo dos últimos anos, o número e a complexidade de ataques aumentaram. Junto a isso, os prejuízos já vão além de problemas financeiros, podendo afetar permanentemente a imagem do empreendimento com os seus clientes.

Com o aumento dos ataques DDoS e de ransomware, o investimento em ferramentas de segurança ganhou força. Esse movimento também foi impulsionado com a popularização do uso de dispositivos móveis e da Internet das Coisas no ambiente de trabalho, que podem se tornar novas portas de entrada para malwares.

Diante disso, empresas devem remodelar as suas políticas de segurança para enfrentar novas ameaças e eliminar de forma proativa possíveis brechas de segurança.

3. Direcionamento das políticas de TI de acordo com as demandas dos usuários

A maneira como as políticas de gestão são definidas impactam diretamente no dia a dia do usuário. Em 2017, a tendência é que os gestores passem a direcionar os processos do setor de acordo com as demandas de cada área do negócio, aumentando a qualidade do serviço prestado e diminuindo o número de problemas em médio e longo prazo.

Para atingir esse objetivo, gestores devem criar canais de comunicação e envio de sugestões. Pesquisas são avaliadas para compreender como o trabalho da área afeta a rotina de cada pessoa. Ao mesmo tempo, por meio de reuniões com líderes de outros setores, o gestor de TI alinhará objetivos, focando as políticas do setor de acordo com as metas do empreendimento.

4. Integração dos chatbots nos processos de atendimento

Os processos de pós-venda possuem um grande impacto na capacidade do negócio de fidelizar consumidores. Diante disso, a empresa precisa adotar novas tecnologias, que tornem os processos de atendimento simples e dinâmicos. Entre elas, podemos destacar os chatbots.

Também chamados de robôs conversadores, os chatbots são ferramentas automatizadas que, integradas a serviços de mensagens instantâneas, solucionam problemas de pessoas simulando uma conversa com linguagem humanizada. Assim, a empresa consegue reduzir os custos com suporte, diminuir a carga dos serviços de atendimento e melhorar os índices de fidelização.

A empresa terá a capacidade de atender mais pessoas por um número de canais maior. Com o uso de APIs, o chatbot pode ser integrado a sites, serviços como o Facebook Messenger e o aplicativo Telegram, dando cobertura para diferentes perfis de consumidores.

E você? Já sabe como implementar algumas das tendências de TI listadas no nosso post dentro da sua empresa? Conta pra gente nos comentários.

Fique atualizado!

Queremos trazer informações relevantes e discussões sobre temas para aprendizado de todos. Colabore indicando um assunto relacionado ao tema que deseja que fosse tratado. Trabalharemos no tema e o informaremos a data aproximada de seu lançamento. Muito obrigado!
Compartilhar
Tags: Gestão
Márcio Abreu

Certificado como: PMP (Project Management Professional) pelo PMI; ITIL pelo EXIN; ATD (Accredited Tier Designer) pela Uptime Institute, Certified Data Center Professional ( CDCP ) pela EPI e Six Sigma pelo Council for Six Sigma Certification é um profissional com grande experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

This website uses cookies.