Conheça 10 certificações de TI nas quais você deve investir

O que você precisa saber sobre as certificações de TI

Antes de consultar a lista que preparamos, existem algumas considerações a serem feitas a respeito das certificações em TI.

Em primeiro lugar, saiba que é mais importante e seguro investir nas certificações mais solicitadas pelo mercado, pois isso é uma garantia de que todo o esforço terá valor. Outro critério primordial é o quanto uma determinada certificação agregará à carreira, levando em conta a posição que ocupa no momento e suas ambições futuras.

Observar as certificações mais bem pagas é uma boa estratégia, desde que sejam compatíveis com o seu campo de atuação e você cumpra com os seus requisitos.

Quanto ao foco, nesse caso, é preciso saber se a certificação é ampla ou específica (voltada para uma indústria/ fabricante/ fornecedora). Certificados amplos costumam ser mais valorizados, visto que eles preparam o profissional para tecnologias diversificadas em vez de restringir o conhecimento a uma só. Por exemplo: você pode ter uma certificação da Cisco, porém, ela não terá valor algum para empresas que não utilizam as soluções da Cisco.

Se você tem um bom domínio de inglês, prefira fazer as provas de certificação neste idioma. Uma prova  mal traduzida pode prejudicar o seu desempenho. Além do mais, a maioria do material de estudo se encontra em inglês.

Por fim, não se apresse em obter dezenas de certificados. Profissionais que disparam para todos os lados prejudicam suas próprias carreiras com isso, pois não se tornam especialistas. Além disso, as certificações mais avançadas exigem tempo de experiência na área — e não adianta tentar pular etapas.

Quais são as certificações mais importantes?

Agora, sem mais delongas, vamos às certificações!

1. Project Management Professional (PMP)

A certificação PMP, criada e administrada pelo Project Management Institute (PMI), é uma das mais reconhecidas do mercado.

Para quem trabalha com gerenciamento de projetos faz algum tempo, a obtenção do certificado PMP é um passo muito importante para a carreira.

O exame é longo, possui 5 etapas que envolvem o ciclo de um projeto (iniciando, planejando, monitorando e controlando, e concluindo). Quanto aos requisitos,  os candidatos devem atender aos requisitos do Instituto. Os candidatos devem ter um diploma de quatro anos, três anos de experiência na liderança de projetos e 35 horas de educação em gerenciamento de projetos ou uma certificação CAPM®. Ou, os candidatos devem ter um diploma do ensino médio, cinco anos de experiência e 35 horas de educação/treinamento em gerenciamento de projetos ou possuir a Certificação CAPM®.

Referência

2. AWS Certified Solutions Architect (Associate)

Segundo a própria Amazon, o certificado “é destinado aos indivíduos com experiência no projeto de aplicativos e sistemas distribuídos na plataforma da AWS”, que aprenderão a projetar e implementar os sistemas escalonáveis AWS, com foco na alta disponibilidade e tolerância a falhas, transferência de aplicativos locais para a nuvem AWS, estimativa de custos e muito mais.

Apesar de ser uma certificação específica, o conceito de nuvem (assim como a sua adoção) vem crescendo, e a AWS é uma das maiores referências em cloud computing. Além disso, a certificação é bem valorizada no mercado.

Para obter essa certificação, os candidatos devem ser aprovados no exame AWS Certified Solutions Architect – Associate (SAA-C03). A AWS recomenda um ano de experiência prática no projeto de sistemas em sua plataforma antes de fazer este exame.

O exame custa US$ 150. Os profissionais têm 130 minutos para completar o exame de 65 questões.

Referência

3. Certified Information Security Manager (CISM )

Trata-se de mais uma certificação desenvolvida pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association) (salário médio de $149.000,00 por ano). 

CISM é “uma certificação avançada que indica que um indivíduo possui o conhecimento e a experiência necessários para desenvolver e gerenciar um programa de segurança da informação corporativa”.

Ele foi desenvolvido para profissionais que se concentram no gerenciamento de segurança da informação, como gerentes de TI, analistas de segurança da informação ou consultores que dão suporte ao gerenciamento de segurança da informação. Espera-se que um indivíduo certificado pelo CISM gerencie a segurança da informação da empresa, desenvolva políticas e práticas e entenda a relação entre segurança da informação e objetivos de negócios.

O processo de certificação CISM começa com um exame de múltipla escolha de 150 questões. Este exame é pontuado com um método de pontuação em escala de 200-800; a pontuação de aprovação do CISM é 450.

O exame abrange os 4 domínios ou áreas de conteúdo do CISM:

  1. Governança de segurança da informação;
  2. Gerenciamento de risco da informação;
  3. Desenvolvimento e gerenciamento de programas de segurança da informação;
  4. Gerenciamento de incidentes de segurança da informação.
O ao certificado CISM deve ter 5 anos de experiência em segurança da informação, com pelo menos 3 anos de experiência em gerenciamento de segurança da informação em 3 ou mais dos domínios CISM mencionados acima. Além disso, a experiência deve ser adquirida dentro de 10 anos antes da data de inscrição ou dentro de 5 anos após a aprovação no exame.
Referência

4. Certified Information Systems Security Professional (CISSP)

Trata-se de mais uma certificação de fornecedor neutro, sendo uma das mais valorizadas do mercado (salário médio de $158.200,00 por ano). A certificação CISSP é uma das mais avançadas em termos de segurança, com aproximadamente 111 mil profissionais certificados.

O exame CISSP é baseado em oito domínios em segurança da informação:

  1. Segurança e Gerenciamento de Riscos;
  2. Segurança de ativos;
  3. Arquitetura e Engenharia de Segurança;
  4. Comunicação e segurança de rede;
  5. Gerenciamento de identidade e acesso (IAM);
  6. Avaliação e teste de segurança;
  7. Operações de segurança;
  8. Segurança de desenvolvimento de software

O CISSP comprova a expertise em Segurança da Informação, portanto, para fazer valer o título, é necessário ter, no mínimo, 5 anos de experiência em Segurança da Informação — ao menos 3 deles como gerente de segurança (security manager).

Referência

5. Microsoft Certified: Azure Solutions Architect Expert

Os profissionais que planejam buscar essa certificação devem ter experiência avançada no design de soluções de nuvem e soluções híbridas executadas no Microsoft Azure.

Os arquitetos trabalharão em colaboração com outras pessoas em toda a empresa — de partes interessadas a desenvolvedores e além — para superar os desafios complexos que impedem soluções seguras, escalonáveis e confiáveis do Azure. A Microsoft recomenda que esses profissionais tenham experiência em administração e desenvolvimento do Azure, DevOps, rede, virtualização, segurança, governança e muito mais.

Para obter esta certificação, os profissionais devem obter uma certificação de pré-requisito – como o nível de associado mencionado anteriormente – e passar no exame AZ-305, que custa $ 165 USD.

Referência

6. CompTIA Security+

Lembra de quando falamos em certificações amplas? A CompTIA Security+ é um ótimo exemplo de certificado com fornecedor neutro, ou seja, que capacita o profissional de TI a atender todos os tipos de demanda para a área de Segurança da Informação.

A certificação CompTIA Security+ é indicada para quem já possui conhecimentos sobre servidores de rede, criptografia, testes de vulnerabilidade etc.

Referência

7. COBIT 5 Foundation

O COBIT 5 é uma certificação dedicada aos profissionais que desejam aprimorar os conhecimentos na área de Governança e Gestão de TI, de modo que se tornem capazes de atuar incisivamente em projetos de implementação de modelos de Governança.

Ao obter a certificação, o profissional se torna capaz de aplicar as melhores práticas de gerenciamento por meio de conceitos bem-aceitos no mundo todo.

Referência

8. Google Cloud - Professional Cloud Architect

Entre as principais certificações novamente este ano está o Google Cloud – Professional Cloud Architect, uma credencial que valida a capacidade de um profissional de projetar arquitetura de nuvem com conformidade e segurança em mente.

Essa credencial também valida a capacidade de gerenciar a implementação, provisionar infraestrutura, melhorar processos e muito mais. No entanto, para obter essa certificação, é recomendável que os profissionais tenham pelo menos três anos de experiência antes de fazer o exame, com pelo menos uma solução de design e gerenciamento no Google Cloud.

Há uma taxa de exame de $ 200, e os profissionais têm duas horas para concluir o exame. A certificação dura dois anos antes que os profissionais tenham que recertificar.

Referência

9. Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC)

Atualmente, a certificação CRISC é a mais valorizada pelo mercado. Isso se deve à escassez de profissionais qualificados, que, nesse caso, se reflete em amplas oportunidades de emprego para profissionais de TI que visam trabalhar com gerenciamento de TI e riscos de negócios.

 Um grande diferencial do certificado CRISC é o fato de ser um dos poucos certificados acreditados da área de TI. No caso, o CRISC é acreditado pela American National Standards Institute (ANSI) pela norma ISO / IEC 17024.

Referência

10. AWS Certified Security – Specialty

A certificação AWS Certified Security – Specialty valida a capacidade de proteger dados na Nuvem AWS e enfrentar com sucesso complexos desafios de segurança .

A AWS recomenda que os profissionais que desejam obter essa certificação tenham pelo menos cinco anos de experiência em uma função de segurança de TI, com dois anos de conhecimento profissional protegendo as cargas de trabalho da AWS.

Além disso, esses profissionais devem ter uma forte familiaridade com os serviços de segurança da AWS, estratégias de registro e monitoramento, modelos de ameaças à segurança na nuvem, operações e riscos de segurança e muito mais.

Para obter a certificação, os profissionais devem passar no exame. O exame SCS-C01 custa $ 300 USD. São 65 perguntas e os profissionais têm 170 minutos para respondê-la.

Referência

Chegamos ao fim de mais um conteúdo e esperamos que ele tenha sido útil para você escolher as certificações de TI adequadas. 

Para ficar por dentro das próximas novidades, inscreva-se abaixo e deixe sua sugestão para um próximo artigo.

Compartilhar
Márcio Abreu

Certificado como: PMP (Project Management Professional) pelo PMI; ITIL pelo EXIN; ATD (Accredited Tier Designer) pela Uptime Institute, Certified Data Center Professional ( CDCP ) pela EPI e Six Sigma pelo Council for Six Sigma Certification é um profissional com grande experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

This website uses cookies.