Fornecedor de TI: como escolher o melhor para a sua empresa?

A maior preocupação de um gerente de tecnologia da informação de uma pequena ou média empresa é garantir que o principal ativo de sua corporação — a informação — esteja disponível e em tempo hábil para seus usuários. Ter uma infraestrutura adequada é determinante para a continuidade dos negócios. Para tal, o fornecedor de TI é essencial para auxiliá-lo na boa administração de seu ambiente tecnológico.

Se você está precisando selecionar um fornecedor de TI para a sua empresa, não se preocupe! Separamos aqui algumas orientações para ajudá-lo nessa atividade. Confira!

Mapear as necessidades

A primeira regra é mapear criteriosamente as suas necessidades. Faça um levantamento de onde você está e aonde quer chegar. Quais os requisitos que o seu negócio exige e qual a perspectiva de um aumento da demanda. É fundamental que seu ambiente possa ser expandido no que se refere ao armazenamento (storage), aos servidores, à capacidade de processamento e a sua rede de comunicação.

O rol de necessidades deve contemplar toda a parte estrutural, ou seja, as instalações físicas, o fornecimento de energia elétrica, a climatização, as linhas de comunicação, os servidores, switches, roteadores e estações de trabalho.

Fornecedor de TI

Com o seu cenário mapeado, os próximos passos se referem à escolha de seu fornecedor:

Liste os postulantes

Procure no mercado as empresas idôneas que têm condições de fornecer os serviços para atendimento às suas necessidades. Estude a alternativa entre contratar um único fornecedor que atenda a todas as suas exigências, ou, contratar vários parceiros. Ter um único fornecedor pode significar que, de repente, você não tem nenhum… Porém, administrar mais de um fornecedor traz também uma série de dificuldades.

Busque referências

Avalie as referências das empresas candidatas e tente visitar os clientes que tiveram projetos recentemente executados por ela.

Considere o custo

O custo é fundamental na escolha, principalmente no momento atual de dificuldades por qual o país está passando. O tempo de garantia e a respectiva manutenção do hardware é um ponto que deve ser apreciado com detalhes. Às vezes, um preço inicial maior pode compensar os valores de manutenção que serão desembolsados no futuro.

Avalie a experiência em gerenciamento de projetos

A empresa a ser escolhida tem que possuir experiência em gerenciamento de projetos, inclusive, de alto risco. Assegure-se de como será o acompanhamento de prazos e metas. Caso não sejam atendidos, mensure quais serão seus impactos sobre as condições comerciais.

Discuta sobre equipamentos, garantia e suporte

Acerte, previamente, como será o suporte à operação e a garantia dos serviços prestados. A manutenção dos equipamentos também deve ser levada em consideração, bem como o cronograma de fornecimento de todos os equipamentos envolvidos.

Analise os recursos humanos

Peça a relação de colaboradores que irão trabalhar no seu projeto, com seus respectivos currículos. Faça entrevistas com os profissionais mais importantes. Questione a experiência e certifique-se sobre os empreendimentos já executados pela equipe apresentada.

Definição

De posse de todas as informações, é hora de definir qual será o seu fornecedor de TI. Ou quais serão seus fornecedores, caso esta seja a opção escolhida. Envolva um advogado para assessorar nas questões jurídicas e a controladoria para a parte financeira. Faça um contrato com responsabilidades e eventuais penalizações.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter para continuar recebendo informações e novidades sobre tecnologia da informação!

Fique atualizado!

Queremos trazer informações relevantes e discussões sobre temas para aprendizado de todos. Colabore indicando um assunto relacionado ao tema que deseja que fosse tratado. Trabalharemos no tema e o informaremos a data aproximada de seu lançamento. Muito obrigado!
Compartilhar
Tags: Gestão
Márcio Abreu

Certificado como: PMP (Project Management Professional) pelo PMI; ITIL pelo EXIN; ATD (Accredited Tier Designer) pela Uptime Institute, Certified Data Center Professional ( CDCP ) pela EPI e Six Sigma pelo Council for Six Sigma Certification é um profissional com grande experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

This website uses cookies.