Otimização de TI: 5 dicas para o sucesso da sua empresa

A tecnologia possui um papel de destaque no dia a dia de várias empresas. Diante disso, gestores de TI devem estar atentos às praticas do setor, eliminando estratégias ineficazes e buscando a melhoria contínua de cada rotina interna.

Mas como garantir a otimização de TI de forma eficaz? Veja 5 dicas abaixo!

1. Saiba escolher a metodologia de acordo com o perfil do seu time e com o perfil de cada projeto

Em projetos de TI, a metodologia utilizada para gerenciar as rotinas do setor deve ser definida com cuidado. Ela terá um impacto direto nas definição de prazos, no resultado final da iniciativa e na capacidade do setor de se adaptar às mudanças de demandas que podem ocorrer.

Na hora de decidir qual metodologia será utilizada, o gestor de TI deve identificar o perfil do projeto, a qualificação dos profissionais que executarão as medidas e os objetivos de cada etapa. Assim, o método utilizado para distribuir tarefas, definir métricas de desempenho e acompanhar as atividades diárias será o melhor possível.

2. Alinhe as expectativas

O alinhamento de expectativas evita uma série de problemas que podem ocorrer ao final de um projeto de TI. Gestores devem definir métricas lado a lado com aqueles que estarão envolvidos durante um projeto, certificando-se que todos possuem os mesmos objetivos.

Dessa forma, o time de técnicos e analistas envolvidos na iniciativa não terá problemas como retrabalhos e feedbacks negativos no término de uma etapa.

3. Integre as metas do setor com as do negócio

As principais técnicas de gestão de TI estratégica incluem o alinhamento de metas entre o setor com as do negócio. Essa abordagem cria um ambiente em que as rotinas do setor de TI são direcionadas não só para otimizar a infraestrutura da área, mas também para facilitar os processos de todos os profissionais da empresa. Dessa forma, o empreendimento pode se manter competitivo e inovador, com um fluxo de trabalho seguro e de alta performance.

Uma das formas de atingir esse objetivo é investindo na troca de informações com outras áreas. Sabendo como a tecnologia pode melhorar a rotina de cada setor, o gestor de TI consegue definir processos de investimentos com foco em resultados e na otimização das atividades de todos os profissionais do negócio.

4. Facilite a integração entre profissionais

Um ambiente de trabalho em que profissionais colaboram é reconhecido como um de alta produtividade e baixo índice de erros. Com o auxílio da computação na nuvem e ferramentas de comunicação, o gestor de TI consegue manter times integrados e colaborando ativamente para a melhoria das atividades do setor.

Dados e arquivos relevantes serão trocados com alta agilidade, reduzindo erros e a taxa de retrabalho do setor. Como cada técnico e analista trabalhará lado a lado, o tempo necessário para atender demandas é reduzido drasticamente. Ao mesmo tempo, o setor pode eliminar tarefas e automatizar mais rotinas.

5. Utilize métricas de desempenho na otimização de TI

As métricas de desempenho fazem parte do dia a dia de vários profissionais. Tais estratégias, utilizadas para avaliar a performance de sistemas e pessoas, devem ser implementadas de maneira analítica com o objetivo de aprimorar rotinas e eliminar gargalos operacionais.

O gestor deve estar sempre atento aos dados levantados, identificando pontos que necessitam de melhoria e que não funcionam da forma que deveriam. Assim, processos e equipamentos podem ser modificados para ter um impacto positivo maior nos resultados do empreendimento.

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Tags: Gestão
Márcio Abreu

Certificado como: PMP (Project Management Professional) pelo PMI; ITIL pelo EXIN; ATD (Accredited Tier Designer) pela Uptime Institute, Certified Data Center Professional ( CDCP ) pela EPI e Six Sigma pelo Council for Six Sigma Certification é um profissional com grande experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

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