Os negócios de uma empresa demandam informações para que seus processos, transações comerciais, comunicação com os clientes e diversas outras atividades, possam ocorrer da forma adequada e permanente. Assim, os recursos tecnológicos utilizados para acessar os dados e manipulá-los devem permanecer disponíveis e apresentar alta performance.
A adoção de boas práticas em gestão de riscos em TI minimizam a possibilidade de falhas e aumentam a eficiência do uso de seus equipamentos e sistemas.
Mostraremos no post de hoje eventuais problemas relacionados à má gestão de TI e algumas dicas para mantê-la nos trilhos.
São diversos os problemas que podem afetar o setor de TI ocasionando interrupções e falhas nos sistemas e equipamentos. Podem ocorrer em função de quedas de energia; desastres naturais; falhas humanas; ataques de invasores; incompatibilidade entre sistemas, tabelas de bancos de dados corrompidas, entre outras.
Como consequência, a empresa tende a sofrer prejuízos das mais diversas naturezas como:
Quando um sistema ou os dados que ele acessa se tornam inacessíveis, os profissionais que o utilizam ficam parcialmente ou totalmente impossibilitados de trabalhar. Com isso, os trabalhos levam mais tempo para serem entregues levando a uma insatisfação do cliente. Outra consequência é a necessidade de realização de horas extras que, por serem mais caras, deterioram as margens de lucro.
Outro gargalo é que, quando a empresa investe em tecnologia, a expectativa é que aumente sua eficiência e assim tenha maior qualidade e rapidez na produção e entrega. Problemas que impedem o acesso aos recursos tecnológicos adotados, reduzem esses benefícios, fazendo com que o investimento não dê retorno.
Muitas vendas são feitas online ou pelo menos demandam que sejam feitas consultas por meio de seus sistemas para identificação de informações de que o cliente necessita para viabilizar a compra:preço, disponibilidade em estoque etc. Caso os sistemas ou os dados que eles acessam não possam ser utilizados ou tenham um funcionamento precário, o processo de venda se torna lento ou até mesmo impossível de ser realizado. O cliente então pode desistir ou procurar outro fornecedor.
As informações geradas pela empresa a partir de suas operações internas e de interações com clientes e fornecedores são muito valiosas. Quando analisadas, ajudam a compreender o histórico de atuação e assim ter uma referência para melhorar seus produtos, processos e a entender melhor o cliente.
Perder informações, além de anular os benefícios que podem ser extraídos delas, podem prejudicar a empresa de diversas formas. Informações sobre projetos; dados de clientes; informações para o departamento financeiro; contratos; enfim uma infinidade de arquivos em formato digital são importantes para seu andamento. Perdê-los acarreta as mais diversas consequências como multas, atrasos e retrabalhos.
A gestão de riscos gera benefícios como:
Manter uma infraestrutura de TI demanda altos investimentos, tanto para a aquisição de equipamentos robustos e confiáveis, quanto para a sua manutenção, que exige profissionais qualificados e constantemente trabalhando para checar se está tudo em ordem.
Considere a locação de servidores em um data center que poderá lhe dar condições para monitorar sua infra estrutura, tenha conhecimento em governança de TI e que irá manter os servidores ativos, com alta qualidade e performance.
Desse modo, notamos que a gestão de riscos em TI é essencial para que a empresa possa dar alta disponibilidade de acesso às suas informações. Isso tem como vantagem ganhos de lucratividade, aumento da satisfação do cliente e possibilita um bom uso das informações para melhorar de seus serviços.
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