6 riscos causados pela falta de segurança dos dados a sua empresa

A dificuldade em gerenciar um setor de TI não passa apenas por garantir uma boa estrutura e manutenção de bancos de dados eficientes. A segurança dos dados corporativos se tornou prioridade, em um mundo onde a informação é o maior ativo de uma empresa. A falta de preocupação com esse tema pode colocar todo um negócio em perigo, até mesmo fazer com que uma empresa feche suas portas.

Veja 6 riscos que sua empresa pode correr se houver falhas na segurança dos dados:

1. Vulnerabilidade a desastres

Incidentes ocorrem nos setores de TI de todas as empresas, seja por falha mecânica, humana ou desastres naturais.

A falta de segurança — como a falha na implementação de backups em um Data Center próprio, além de sistemas redundantes — deixa sua empresa vulnerável a qualquer imprevisto, chegando ao ponto de expô-la ao risco de perder, de forma permanente, dados vitais do negócio.

2. Vazamento e sequestro de dados

Esse é, sem dúvida, um dos maiores riscos para o mercado. A falta de segurança permite que pessoas roubem dados sensíveis como relatórios financeiros, projetos e registros.

De posse desses dados, os criminosos podem disponibilizá-los na internet ou até extorquir a empresa, em busca de um resgate para que as informações não sejam compartilhadas.

3. Espionagem corporativa

Da mesma forma que criminosos podem ter acesso aos seus dados, concorrentes mal-intencionados podem aproveitar brechas de segurança para espionar a sua empresa, em busca de vantagens de mercado.

Essas vantagens podem ser desde conhecer seu planejamento interno para o futuro e se antecipar a ele, como vazar dados sensíveis, que tragam algum benefício para a concorrência.

4. Perda de eficiência operacional

O comprometimento de dados por falta de segurança pode causar transtornos para a operação de um negócio. Ataques e falhas no setor de TI podem impedir o acesso a bancos, servidores e documentos essenciais para que os funcionários façam seu trabalho.

Em um mercado competitivo, uma hora de funcionamento comprometido é o suficiente para fazer uma empresa ter prejuízos consideráveis.

5. Interrupção de serviços

Não é apenas no funcionamento interno que a falta de segurança dos dados pode afetar uma empresa. Todos os negócios que prestam serviços aos seus clientes podem ser muito comprometidos, em casos como esses.

Dependendo da natureza da falha de segurança, o serviço prestado terá que ser interrompido parcial ou até integralmente, causando transtornos para o cliente e prejuízos para a empresa.

6. Perda de confiança no mercado

O principal risco causado pela falta de segurança dos dados é causado por qualquer um dos itens anteriores. Seja por desastres, vazamentos, espionagem ou interrupção de serviços, falhas de segurança fazem com que a empresa perca sua moeda mais forte: a confiança do mercado.

Caso os clientes hesitem em usar seu produto ou serviço ou os fornecedores não se sintam à vontade para negociar, a empresa pode não só perder mercado, mas acabar fechando, por não conseguir manter seus dados seguros.

A falta de segurança dos dados de uma empresa é um risco cada vez maior para o negócio como um todo. Por isso é tão importante estar atento e manter as informações da sua empresa sempre protegidas e fazer a avaliação de sua infraestrutura, recursos e de seu Data Center como um todo.

E você, já teve problemas relacionados à segurança dos dados de onde você trabalha? Tem alguma dúvida sobre como proteger sua empresa? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Fique atualizado!

Queremos trazer informações relevantes e discussões sobre temas para aprendizado de todos. Colabore indicando um assunto relacionado ao tema que deseja que fosse tratado. Trabalharemos no tema e o informaremos a data aproximada de seu lançamento. Muito obrigado!
Compartilhar
Tags: Gestão
Márcio Abreu

Certificado como: PMP (Project Management Professional) pelo PMI; ITIL pelo EXIN; ATD (Accredited Tier Designer) pela Uptime Institute, Certified Data Center Professional ( CDCP ) pela EPI e Six Sigma pelo Council for Six Sigma Certification é um profissional com grande experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

This website uses cookies.