Qual é a importância da avaliação de riscos em data center?

A avaliação de riscos em data center é uma das atividades cruciais para garantir o bom funcionamento da infraestrutura, não somente a de TI, mas tudo ligado ao fornecimento do serviço (sistemas de energia elétrica, cabeamentos, climatização etc.).

Quando o cliente contrata o serviço de data center, é certo que ele passará a contar firmemente com a alta disponibilidade acordada no SLA (Service Level Agreement). A não entrega do serviço deve estar sempre fora de cogitação.

No entanto, é difícil assegurar tamanha confiabilidade, visto que cada um dos muitos elementos do data center está sujeito a riscos, que podem impactar na continuidade do negócio.

Mas o que a avaliação de riscos em data center pode nos trazer para enfrentar tamanho desafio?

O objetivo deste artigo é justamente orientar sobre o papel da avaliação de riscos perante isso, ou seja, a sua importância para mitigar as ameaças à integridade da infraestrutura.

Os riscos que ameaçam o data center

Para melhor compreendermos a importância da avaliação de riscos em data center, é elementar que difundamos a questão dos riscos aos quais nos referimos.

As quedas e interrupções no fornecimento de eletricidade são uma grande ameaça, afinal é a fonte de energia que sustenta todo o serviço. Um data center de missão crítica precisa estar preparado para gerenciar ocorrências dessa natureza.

Desastres como incêndios, decorrentes de falhas nas instalações ou dos próprios equipamentos de TI, também são riscos que podem acontecer repentinamente e causar interrupções no serviço.

Há também os acidentes externos envolvendo aeronaves, inundações e contaminações. A princípio, eles parecem ser quase impossíveis de acontecer, mas, dependendo do local em que a instalação é feita, podem vir à tona a qualquer instante.

Ou seja, um data center não deve ser construído em proximidade com rios, aeroportos ou indústrias cuja matéria-prima ofereça riscos como poluição ou explosões.

Não podemos ignorar, também, os perigos que envolvem a segurança da informação. Com a evolução do ransomware, as invasões a servidores nunca estiveram tão em alta, sendo elas capazes de interromper o serviço por horas ou até mesmo dias.

Considerando essas categorias de riscos junto ao fato de que elas se expandem para várias outras subcategorias, trazendo uma verdadeira ramificação de ameaças as quais o data center precisa se atentar, logo podemos concluir que os métodos de prevenção são essenciais, não é mesmo?

É partindo dessa premissa que a avaliação de riscos surge como uma das medidas-chave para o seu projeto de data center. A seguir, você entenderá o porquê.

A importância da avaliação de riscos em data center

Um processo de avaliação de riscos fornece um mapeamento preciso sobre a capacidade, a confiabilidade e as vulnerabilidades existentes no data center, detalhes cruciais para se projetar o crescimento e as prováveis mudanças que o negócio terá de suportar futuramente.

Com essas informações em mãos, é possível identificar as falhas — maiores responsáveis pelas interrupções não planejadas — na implementação do data center, visto que determinadas deficiências não podem surgir numa infraestrutura robusta, projetada para ser redundante e oferecer alta disponibilidade.

Como funciona?

A avaliação de riscos consiste em medidas físicas de verificação e na profunda análise de documentos, tais como diagramas elétricos unifilares, sistema de resfriamento, desenhos arquitetônicos e estruturais etc.

Os profissionais dos departamentos de TI e infraestrutura também participam do processo, fornecendo informações detalhadas sobre como funcionam as instalações, de que modo o data center as utiliza e como é feita a manutenção. A partir dessas reuniões, as vulnerabilidades são classificadas e detalhadas em relatório.

Em poucas palavras, é realizada uma investigação que, ao fim do processo, permitirá saber a capacidade das instalações e classificá-las de acordo com os requisitos de confiabilidade e disponibilidade exigidos pelos institutos internacionais, responsáveis por qualificar os data centers por meio de certificações.

Como as informações do relatório podem ser utilizadas?

O resultado final da análise indicará o patamar no qual se encontra o data center em relação ao ideal bem como exibirá, detalhadamente, o que deve ser revisto e melhorado para alcançar um alto nível de excelência.

As conclusões obtidas por meio da avaliação servirão, também, para criar medidas preventivas e auxiliar na identificação da causa raiz do problema, otimizando o tempo dedicado à busca por soluções e evitando que a interrupção se prolongue.

Em suma, a avaliação de riscos é capaz de agregar muito ao data center, trazendo dados relevantes sobre as instalações. Basta imaginarmos como seria o seu data center sem esse conhecimento em mãos: é certo que os menores problemas gerariam consequências fora de proporção.

Os serviços abrangidos pelo data center assessment

Conforme dissemos no decorrer deste artigo, praticamente todos os elementos da instalação são analisados. Sendo assim, a avaliação engloba cinco áreas de investigação consideradas as principais. Confira abaixo um breve detalhamento sobre cada uma delas.

1. Sistemas elétricos

Na avaliação do projeto elétrico, todos os sistemas críticos são analisados a partir do diagrama unifilar elétrico, tais como:

  • monitoramento de energia elétrica;
  • entrada de serviço da concessionária;
  • proteção contra raios;
  • controle de acesso;
  • distribuição e geração de energia, entre outros.

O objetivo da avaliação é detectar as falhas de peso maior bem como as possíveis restrições de operação.

2. Sistemas mecânicos

Assim como na avaliação de risco dos sistemas elétricos, a parte mecânica também é analisada minuciosamente, averiguando todos os pontos que envolvem a refrigeração e a redundância do sistema.

Nessa etapa, são avaliados os seguintes sistemas:

  • geradores de refrigeração de arrefecimento e temperatura;
  • ventilação da sala de baterias;
  • controle de umidade;
  • supressão de incêndio;
  • drenagem;
  • automação predial, entre outros.

3. Elementos estruturais

A área de elementos estruturais também concerne à arquitetura do edifício data center, permitindo que se analise o quão robusta é a sua estrutura.

Isto é, aspectos estruturais como os materiais usados na construção das paredes e telhado, janelas e demais espaços destinados às funções de apoio geral e relações entre as salas são avaliados.

4. Local

Lembra-se do que falamos brevemente sobre a escolha do local adequado, distante de elementos que oferecem riscos?

Esse processo também passa pela avaliação de riscos em data centers, sendo fundamental para determinar se o edifício está bem localizado, ou seja, não está sujeito a sofrer ameaças externas.

5. Infraestrutura de comunicação

A avaliação da infraestrutura de comunicação visa compreender o nível de preparo do data center para suportar novas tecnologias e futuras tendências. Portanto, o foco dessa análise está no quesito escalabilidade/flexibilidade.

O que é avaliado nesse estágio? Os tipos de cabos utilizados e o próprio cabeamento, configuração de racks e gabinetes, gerenciamento de fluxo de ar e energia, roteamento etc.

Então, aprendeu a importância da avaliação de riscos em data center? Quer ficar por dentro do assunto? Curta a página da Innotechno no Facebook e esteja entre os primeiros a conferir nossas publicações!

Fique atualizado!

Queremos trazer informações relevantes e discussões sobre temas para aprendizado de todos. Colabore indicando um assunto relacionado ao tema que deseja que fosse tratado. Trabalharemos no tema e o informaremos a data aproximada de seu lançamento. Muito obrigado!
Compartilhar
Márcio Abreu

Certificado como: PMP (Project Management Professional) pelo PMI; ITIL pelo EXIN; ATD (Accredited Tier Designer) pela Uptime Institute, Certified Data Center Professional ( CDCP ) pela EPI e Six Sigma pelo Council for Six Sigma Certification é um profissional com grande experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

This website uses cookies.