A importância do Tier Certification na hora de contratar um fornecedor

Antes de explicar o que a Tier Certification representa para o Data Center, começaremos propondo a você um breve exercício: coloque-se no lugar do cliente, que necessita de um serviço qualificado e confiável e está pesquisando pelos Data Centers do mercado.

O que esse cliente está buscando? Mais do que a promessa de um bom serviço, ele exigirá garantias de que o Data Center possui as condições necessárias para entregar um serviço de excelência em termos de performance e infraestrutura.

É aí que entram em cena as certificações!

Da mesma maneira que um advogado comprova sua aptidão para exercício de carreira por meio do registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um Data Center necessita de certificações específicas, concedidas por institutos e empresas de grande referência no setor — para atestar a sua qualificação na prestação de serviços.

Entre as certificações que um Data Center pode obter, a Tier Certification é, sem dúvidas, uma das principais e mais relevantes para o cliente. Para saber mais sobre a sua importância, continue lendo o artigo!  

O que é Tier Certification?

A Tier Certification é uma certificação concedida pelo Uptime Institute aos Data Centers que cumprem com os requisitos exigidos pelo tipo de serviço oferecido.

Ou seja, o Uptime Institute faz uma avaliação do local da instalação para se certificar das suas condições para manter o Data Center em funcionamento.  

Por que a avaliação do Uptime Institute é necessária?

A construção de um Data Center passou por mudanças ao longo dos anos.

Antes, por exemplo, as recomendações das fabricantes de componentes de hardware eram o que se levava em conta no processo, além do que recomendavam os engenheiros responsáveis pelo projeto.

Hoje em dia, existem normas e padrões que devem ser seguidos no projeto do Data Center, levando em consideração os fundamentos de arquitetura, elétrica, mecânica e comunicações nele inseridos.

Desde o ano de 1995, com a criação das classificações Tier, o instituto passou a ser uma referência mundial na mensuração de infraestruturas de Data Centers.

Entretanto, há um outro fator interessante associado às certificações Tier: as classificações de nível de disponibilidade, estabelecidas com base em análises, apresentam índices que variam entre 99,67% e 99,99%.

Não há dúvida alguma de que o cliente, ciente do que significa a certificação, atribuirá a isso um peso maior no momento de tomar a sua decisão.

Conhecendo as 4 certificações Tier

Tier 1: Data Center básico

A certificação básica, geralmente concebida às empresas de pequeno porte, exige como requisitos:

  • 99,671% de uptime (tempo de atividade);
  • 28,8 horas de inatividade por ano;
  • Nenhuma redundância.

Tier 2: Data Center redundante

Os requisitos para a classificação como Data Center redundante são:

  • 99,749% de uptime;
  • 22 horas de inatividade por ano;
  • Redundância parcial em energia / refrigeração.

Tier 3: Data Center que possibilita a manutenção sem interrupções

Essa especificação costuma a ser adotada por empresas de grande porte e garantem ao cliente as seguintes vantagens:

  • 99,982% de uptime;
  • até 1,6 horas de inatividade por ano;
  • N+1 tolerante a falhas (com proteção mínima de 72 horas em casos de falta de energia).

Tier 4: Data Center tolerante a falhas

A Tier Certification de classificação 4 é destinada às grandes corporações, desde que cumpram com os seguintes requisitos:

  • 99,995% de uptime;
  • 2N+1 de redundância integral;
  • 96 horas de proteção em casos de queda de energia;
  • 26,3 minutos de indisponibilidade por ano.

Como adquirir a certificação?

Tendo em mente os seus objetivos, o próximo passo para se aproximar da certificação do Data Center será entrar em contato com um representante da Uptime Institute para ter o devido suporte e orientação.

Importante se faz possuir a consultoria de uma empresa com profissionais certificados pela Uptime Institute na certificação Accredited Tier Designer (ATD) para garantir que o projeto seja estruturado de acordo com os requisitos da Uptime.

A Uptime Institute não faz o projeto e sim aprova ou desaprova o mesmo.

O seu Data Center está pronto para a Tier Certification?

Conforme você aprendeu no artigo, adquirir uma Tier Certification requer um certo grau de excelência em infraestrutura, cumprindo com as rigorosas exigências do Uptime Institute.

Pensando nisso, você já conhece a importância dos testes de infraestrutura para cumprir com os requisitos de qualidade?

Fique atualizado!

Queremos trazer informações relevantes e discussões sobre temas para aprendizado de todos. Colabore indicando um assunto relacionado ao tema que deseja que fosse tratado. Trabalharemos no tema e o informaremos a data aproximada de seu lançamento. Muito obrigado!
Compartilhar
Márcio Abreu

Certificado como: PMP (Project Management Professional) pelo PMI; ITIL pelo EXIN; ATD (Accredited Tier Designer) pela Uptime Institute, Certified Data Center Professional ( CDCP ) pela EPI e Six Sigma pelo Council for Six Sigma Certification é um profissional com grande experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

This website uses cookies.