Data Center

Será o fim das fechaduras eletromagnéticas em Data Centers ?

fechaduras eletromagnéticas
Escrito por Márcio Abreu

As fechaduras eletromagnéticas são largamente utilizadas em Data Center. Mas será que são realmente seguras?

Veja neste artigo quantos  problemas temos ao utilizarmos a fechadura eletromagnética e qual a melhor solução tecnológica para acesso às salas do Data Center.

Mas afinal o que são fechaduras eletromagnéticas?

fechaduras eletromagnéticas

A fechadura ou trava eletromagnética é composta por um eletroímã e uma placa metálica chamada de “atraque” ou “blanque”

Quando o atraque se aproxima da área de atração do campo magnético, posicionada sob as três barras metálicas da fechadura o atraque se prende de forma que para conseguir retirá-lo é necessária uma força superior a 150 kgf (quilograma força) no caso de estar sendo utilizado um eletroímã de 150 kgf.

Quando energizado, o módulo magnético atraca na chapa de aço, mantendo a porta trancada.

Ao receber o comando de algum dispositivo, a alimentação é interrompida pelo tempo programado, permitindo a abertura da porta.

A trava eletroímã necessita estar sempre energizada, recebendo continuamente a tensão de 12 VCC para manter as portas fechadas.

Para isto é fundamental o uso de fontes de alimentação ininterrupta (no break ou geradores) para manter seu funcionamento mesmo em casos de falta de energia elétrica.

Outro ponto que deve-se levar em consideração é a proteção ao máximo dos cabos e fios de alimentação, evitando que os mesmos fiquem expostos e acessíveis possibilitando o corte da alimentação e consequentemente a abertura da porta.

Quais os problemas em se utilizar fechaduras eletromagnéticas?

Quando me deparei pela primeira vez com fechaduras eletromagnéticas o primeiro problema sério que percebi era a falta de um sistema anti-pânico eficaz para a saída de pessoas da sala quando da ocorrência de um incêndio ou pré-disparo do alarme do sistema contra incêndio.

Os instaladores ou colocavam botões de abertura de porta na parede ou instalavam contatos elétricos  em barras anti-pânico que desabilitavam o eletroímã para permitir a saída das pessoas do interior do Data Center.

Ai você me pergunta : -Mas não é a solução correta a utilizar?

Ao meu ver não, pois uma pessoa no interior de um Data Center em pânico não deve ter que procurar um botão na parede para abrir a porta.

Ele deveria meter a mão na maçaneta da porta e sair imediatamente da sala.

– Ok. – Mas e no caso dos contatos instalados na barra anti-pânico ?  – Não seria uma solução para este problema?

A principio sim, mas, barra anti-pânico foi feita para se usar somente no pânico.

Você já viu o que acontece com as barras anti-pânico que são usadas constantemente como maçanetas para a saída de pessoas do Data Center?

Acabam estragando, afrouxando e em ultimo caso apresentando mal contatos intermitentes.

Neste caso a barra anti-pânico poderia não funcionar no momento necessário e seria, na verdade, uma barra aumentadora do pânico. Já pensou?

panico

Analisando mais a fundo a fechadura eletromagnética pensei em outro problema e, por coincidência, o problema ocorreu em um Data Center que visitei.

E se o controle de acesso apresentar problemas, ou , de repente, a fonte de alimentação do eletroímã, que está dentro da sala, apresentar problemas e não desenergizar o eletroímã ao sinal do controle de acesso.

Lembre-se que este sistema normalmente é energizado pelos No Breaks que sustentam os servidores do Data Center.

Como entro dentro da sala para consertar a fonte com problemas? Terei que cortar a energia do Data Center? Olha o pânico vindo de novo….

Ah…. Estava me esquecendo daquele problema que a maioria dos Data Centers possui…. Aquele vazamento de ar nas partes inferiores da porta de acesso…. Aquelas portas empenadas…..

Por que isto ocorre? Você já parou para pensar?

Elementar meu caro amigo….

Quando se tem um único ponto em uma extremidade da porta ( em cima ) e se puxa a maçaneta sem desabilitar o eletroímã ( que está em cima da porta ), cria-se o que se chama na física de “momento de uma força”.

Com isto você puxa a maçaneta para frente, como a parte de cima está fixa, a parte de baixo da porta sofre uma deflexão…. Consequência …. Empenamentos e futuros vazamentos de ar.

 

momento

Pensa que terminou?… Ainda não…

Temos também um sério problema de segurança.

Se alguém mal intencionado colocar um clips de papel no eletroímã da porta e fecha-la, ela parecerá que está fechada mas não está.

Com um pequeno empurrão você conseguirá abri-la.

 – Poxa…. – Todos estes problemas?

Pois é…. Ainda há outras técnicas . Se você pegar um spray de cabelo e “espirra-lo” ( não sei se existe esta palavra ) no eletroímã, fará o mesmo efeito do clips.

Está duvidando? 

Teste você mesmo! 

Se não tiver clips nem spray de cabelo pode usar detergente . Também funciona ( dica de um cliente que fez o teste).

– Ok! – Você me convenceu… – Então qual a melhor solução a se adotar???

 Fechaduras mais apropriadas para o Data Center

Suspense……

Bem… Vamos direto à solução…

A melhor solução, segundo a minha experiência, para eliminarmos todos os problemas acima relatados, é a utilização de uma fechadura eletromecânica ao invés de uma eletromagnética.

 E o que seria esta fechadura eletromecânica.

 EL560

Fechaduras eletromecânicas, como o próprio nome indica, são fechaduras elétricas e mecânicas ao mesmo tempo, ou seja, quando ela recebe um comando externo, como por exemplo do controle de acesso, ela aciona um solenoide interno que acopla mecanicamente a maçaneta à lingueta da porta permitindo a sua abertura através da maçaneta. Sem o comando externo, este acoplamento mecânico da lingueta  da porta não é efetuado não sendo possível abrir a porta ( a maçaneta fica sem utilidade).

A maçaneta do lado interno da sala está sempre acoplada mecanicamente à lingueta possibilitando a abertura da porta a qualquer momento, ou seja, já funciona para a função anti-pânico naturalmente.

As fechaduras podem ser controladas eletricamente pelo sistema de controle de acesso ou por um sistema de controle remoto, como timer, teclado ou botão.

OK, Já sei o que é uma fechadura eletromecânica. Por que ela é melhor que a eletromagnética?

 A fechadura eletromecânica cumpre com a sua função de segurança do Data Center e não apresenta as deficiências apresentadas da fechadura eletromagnética.

 Vamos lá….

Primeiro … A maçaneta internamente é a própria maçaneta anti-pânico.

  – Como assim?…

A fechadura internamente é de livre abertura, então, em caso de incêndio ou pânico no interior do Data Center basta abrir a porta normalmente.

Ah… E isto também resolve aquele problema de desgaste de barra anti-pânico da solução anterior pois trata-se de uma maçaneta normal.

Como a porta fica fechada constantemente pela fechadura localizada no meio da porta, não temos também aquele problema da física, “momento de uma força”, logo minimizam-se os empenamentos da porta e por conseguinte os vazamentos de ar.

Também é mais segura contra aqueles “trambiques” de clips, spray de cabelo ou detergentes, pois não existe eletroímã.

– Pera aí…

– E aquela hipótese de ou o controle de acesso ou a fonte de alimentação da fechadura que se encontra dentro da sala apresentarem defeitos?

– Não ocorrerá o mesmo problema?

Claro que não pois podemos abrir a porta com uma chave codificada por computador.

– Agora te peguei….

– Você não estaria deixando o Data Center vulnerável se permitisse que a porta fosse aberta também por chave?

– Não estaríamos “Bypassando “ ( palavra inventada por mim ) o controle de acesso?

Xiii…. Será que você me pegou?…  Creio que não!

 A fechadura eletromecânica própria para Data Center possui uma “inteligência própria” ela possui vários sensores que indicam que a porta : foi aberta por fora através do controle de acesso;  foi aberta por fora através de chave; foi aberta por dentro, houve sabotagem, etc.

Com isto basta conectarmos estes sensores com o sistema de monitoramento do Data Center e programar um alarme, ou aviso SMS, caso a porta seja aberta por chave.

sensores_fechadura

 

Não é legal?

Então?…. Você também não acha que os dias das fechaduras eletromagnéticas estão contatos?

Gostou?…  Deixe o seu comentário…. Assine nossa Newletter…. Farei muitos artigos interessantes….

Caso precise de ajuda no seu Data Center … não deixe de entrar em contato….

Visite nosso site…

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter para receber informações e dicas interessantes sobre Data Center e TI.

Enviaremos, no máximo, um email por semana com a sintese dos ultimos artigos escritos.

 

Parabens! Você está inscrito em nossa Newsletter !

Sobre o autor

Márcio Abreu

Acreditado pela Uptime Institute e certificado pelo The Icor. É hoje um dos profissionais com maior experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

Site : http://www.innotechno.com.br

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */