TI

Planejamento de infraestrutura de TI: saiba como ter sucesso!

Escrito por Márcio Abreu

Com o aumento do uso de tecnologia nas empresas, o papel do TI também cresceu. Há uma demanda cada vez maior por melhor desempenho e rapidez, mesmo que com um orçamento restrito.

Para alcançar essas melhorias, é essencial ter uma boa infraestrutura. Isso vai desde boas máquinas nas áreas de trabalho até a avaliação do Data Center.

No post de hoje, confira a importância de fazer um planejamento de infraestrutura de TI e 4 dicas para alcançar o sucesso!

Entenda a importância do planejamento da infraestrutura de TI

Primeiro, é importante saber que a infraestrutura de TI abrange, além dos equipamentos da empresa, as soluções que são implementadas. Ela é a chave para a companhia se diferenciar no mercado, alcançando um alto desempenho e estabilidade nos serviços.

O momento de planejar os investimentos em infraestrutura é de extrema importância porque é a hora de verificar as demandas existentes dentro da organização, analisar a situação atual do setor e considerar a adoção de novas soluções. A partir disso, é possível escolher áreas prioritárias para fazer redirecionamento de recursos ou tentar aumentar o orçamento.

O planejamento de infraestrutura pode parecer difícil de começar para quem ainda não passou por essa experiência. A seguir, vamos dar 4 dicas para fazer um bom planejamento.

Reserve tempo para planejar

O tempo é um recurso valioso para todo gerente de TI. No entanto, todo bom planejamento de infraestrutura de TI demanda um certo período para examinar o que já existe na empresa de modo a conseguir tirar o melhor do panorama atual e fazer investimentos nas áreas necessárias.

Para conseguir o tempo para fazer um bom planejamento, há algumas possibilidades que o gestor pode considerar:

  • distribuir melhor as tarefas dentro do setor, de modo a delegar atividades aos outros profissionais;
  • terceirizar serviços;
  • suspender algumas atividades temporariamente.

Defina bem os benefícios a serem alcançados

Para fazer um bom planejamento, é essencial definir quais são os objetivos com relação à infraestrutura. Eles podem ser os mais variados: desde aumentar o desempenho de um serviço até aumentar a estabilidade da conexão dentro da empresa.

A partir desse objetivo, é necessário considerar as soluções que atendam essas demandas e escolher aquela que tem melhor custo-benefício.

Analise a situação da empresa e do mercado

É necessário conhecer bem a posição da empresa para alinhar as estratégias do setor de TI com a situação atual da organização. Se a empresa está em expansão, por exemplo, é importante pensar em escalabilidade da infraestrutura.

Também é necessário manter-se atento ao mercado devido ao surgimento de novas soluções, que podem trazer diversos benefícios para o setor de TI.

Pense em uma realocação de recursos dentro do setor

Antes de pensar em pedir mais investimentos, é necessário considerar como o orçamento atual do setor é gasto. Para isso, uma das possibilidades é realizar uma auditoria da infraestrutura de TI para conhecer melhor as áreas em que há mais carência e aquelas que possuem equipamentos subutilizados.

Outra possibilidade é considerar o uso de novas soluções com melhor custo-benefício do que o atual. Por exemplo, talvez seja a hora de reduzir custos por meio do uso de cloud computing. Além de trazer melhorias para o setor dentro do orçamento já existente, os dados levantados no processo podem ser usados para demandar novos investimentos no setor.

Você já fez o planejamento de infraestrutura de TI da sua empresa? Gostou das nossas dicas? Conte a sua experiência nos comentários!

 

Assine nossa newsletter para se manter atualizado sobre dicas de mercado.

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter para receber informações e dicas interessantes sobre Data Center e TI.

Enviaremos, no máximo, um email por semana com a sintese dos ultimos artigos escritos.

 

Parabens! Você está inscrito em nossa Newsletter !

Sobre o autor

Márcio Abreu

Acreditado pela Uptime Institute e certificado pelo The Icor. É hoje um dos profissionais com maior experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

Site : http://www.innotechno.com.br

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */