Data Center

Data Center próprio ou serviço de Cloud Computing? Saiba escolher!

Escrito por Márcio Abreu

O mercado altamente competitivo faz com que as empresas se preocupem cada vez mais com soluções na área de tecnologia. E, nessa busca por produtividade, em algum momento o gerente de TI terá de escolher entre um ambiente Data Center próprio ou Cloud Computing.

Data Center próprio e Cloud Computing podem parecer, à primeira vista, a mesma coisa, mas, os dois sistemas de computação apresentam em comum simplesmente o fato de que ambos armazenam dados.

As diferenças entre essas duas soluções são consideráveis e para que a escolha seja acertada é preciso conhecer adequadamente cada uma delas. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre qual ferramenta lhe trará mais vantagens, acompanhe o post de hoje!

Avalie agora alguns aspectos importantes e faça uma escolha segura e consciente!

1. Segurança: Data Center x Cloud Computing

A segurança da informação é, sem dúvidas, um dos aspectos mais relevantes no contexto empresarial. Todo empreendimento que deseja crescer de maneira ordenada deve se preocupar em proteger seus dados e informações sigilosas.

Nesse sentido, a Cloud Computing apresenta certa desvantagem em relação ao Data Center. Embora ambos os tipos de sistemas de computação poderem armazenar dados, apenas o Data Center pode armazenar seus servidores e outros equipamentos. Ter um servidor interno de armazenamento é mais seguro do que disponibilizar dados na nuvem.

Um data center é ideal para empresas que precisam de um sistema personalizado e dedicado e também para aquelas que executam muitos tipos diferentes de aplicativos e cargas de trabalho complexas pois lhes dá total controle sobre seus dados e equipamentos. Na Cloud Computing você não tem controle em qual servidor seu sistema está instalado, se ele está virtualizado ou competindo por recursos com outra aplicação de outra empresa.

Aliás, desde que surgiu a Cloud Computing, há uma preocupação muito grande com a segurança das informações na computação em nuvem. Não se sabe ao certo onde suas informações estão armazenadas e, ainda que existam avanços quanto a isso, não se pode afirmar com 100% de certeza que elas estejam seguras e inacessíveis para pessoas não autorizadas.

Você estará confiando seus dados a um provedor de terceiros que pode ou não ter a certificação de segurança mais adequada e atualizada.

Com isso, se sua empresa trabalha com uma quantidade elevada de informações estratégicas e sigilosas, a opção por um Data Center próprio se adequa melhor à sua necessidade.

2. Redução de custos

Em relação aos custos, é preciso analisar alguns aspectos importantes quando comparamos os dois sistemas.

Enquanto a construção do Data Center próprio demanda um investimento maior, com a compra de equipamentos e licenciamento dos softwares, a Cloud Computing possui um investimento inicial menor.

Entretanto, os custos mensais referentes à hospedagem externa das informações são altos e permanentes. Algumas empresas cobram pelo gerenciamento e espaço utilizado, o que encarece sobremaneira o serviço na nuvem.

Sendo assim, é interessante observar que a construção de um Data Center próprio se paga com o tempo, se tornando a longo prazo mais vantajosa que outras opções.

3. Controle das informações e processos de segurança

Outro ponto de grande importância no contexto corporativo é ter controle de seus dados, bem como dos processos de segurança da informação. E, nesse aspecto, é importante frisar a considerável vantagem das empresas que optam pelo sistema próprio de armazenamento.

No Data Center você tem total controle sobre seus ativos o que facilita o gerenciamento rápido e seguro das informações e diminui consideravelmente os riscos de indisponibilidade. Ninguém conhece melhor o seu negócio do que você mesmo.

Além disso, quanto aos processos de segurança, todo o ambiente onde está localizado fisicamente o Data Center pode ser monitorado 24 horas, permitindo-se o acesso somente a pessoas autorizadas.

Como você pode perceber, existem algumas diferenças importantes entre o Data Center e a Cloud Computing. De modo geral, é preciso avaliar com bastante critério qual a melhor forma de se assegurar a segurança, agilidade e gerenciamento das informações empresariais, de acordo com as necessidades do empreendimento. Afinal, o sucesso do negócio está intimamente ligado à essa decisão.

Gostou do texto? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que postamos!

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter para receber informações e dicas interessantes sobre Data Center e TI.

Enviaremos, no máximo, um email por semana com a sintese dos ultimos artigos escritos.

 

Parabens! Você está inscrito em nossa Newsletter !

Sobre o autor

Márcio Abreu

Acreditado pela Uptime Institute e certificado pelo The Icor. É hoje um dos profissionais com maior experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

Site : http://www.innotechno.com.br

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */