Data Center

Data Center para pequenos negócios? Qual modelo utilizar ?

Data Center Pequenos
Escrito por Márcio Abreu

Um data center é uma rede de computadores e dispositivos de armazenamento de dados ligados em rede.

Ele  torna acessível, para empresas de qualquer tamanho, uma completa infraestrutura tecnológica para armazenamento e processamento de dados.

O Data Center permite que as aplicações e dados referentes à empresa possam ser utilizados de qualquer lugar com acesso à internet.

Uma empresa, mesmo pequena, requer processamento de informações para sobreviver.

Ela trabalha não só com informações confidenciais e necessárias ao seu trabalho como também com informações confidenciais de seus clientes.

E como garantir a confiabilidade e segurança destas informações dentro da empresa?

A alternativa lógica para  Data Centers pequenos que requerem um controle mais próximo e pessoal do gerente de TI é a construção de pequenos Data Centers próprios.

Este data center próprio oferece a possibilidade de construção de infraestrutura sob medida e atualização da capacidade  conforme as variações das necessidades da empresa.

Este Data Center pode ser de três tipos:

  • Data Center Tipo 1: Data Center Modular;
  • Data Center Tipo 2: Ocupa uma pequena área de acordo com a demanda atual;
  • Data Center Tipo 3: Um Data Center compartimentado em uma pequena área dentro de uma área maior.

E qual dos três devemos escolher?

A escolha do Data Center mais apropriado se faz após um trabalho de consultoria, análise de riscos e expectativas de crescimento do negócio da empresa.

Vamos tentar esclarecer melhor cada tipo de Data Center.

Data Center Tipo 1 – Data Center Modular

O Data Center modular possui um custo intermediário entre o Data Center tipo 2 e o tipo 3.

Utilizando este Data Center modular, a empresa pode crescer, quando o negócio da mesma demandar, simplesmente acrescentando-se mais um módulo de Data Center.

Podemos também ter a opção de contratar um serviço de cloud computing para serviços menos essenciais e manter os serviços essenciais no Data Center próprio, ou vice versa, em caso de crescimento.

 Preservamos, com isto, o investimento inicial aportando capital quando necessário, ou seja, quando a empresa crescer e necessitar de mais recursos.

Suas principais vantagens são:

  • Redução no tempo de construção de sistema;
  • Melhoria na adequação dos projetos;
  • Diminuição do consumo e eficiência energética;
  • Facilidade em realizar manutenções

Para entender melhor estas vantagens leia o artigo :  Data center modular: conheça e saiba se vale a pena utilizar essa solução

Data Center Tipo 2: Ocupa a área de acordo com a demanda atual

Este tipo de Data Center é sem dúvida o mais barato, porém, o menos flexível.

Nele, o cliente separa a área necessária para a demanda atual sem possibilidade de ampliação futura.

Pode-se minimizar a falta de flexibilidade do aumento de área modernizando-se os servidores na medida que a demanda por novos serviços aumentem.

Esta modernização pode ser feita adquirindo-se servidores tipo blade e fazendo virtualização de servidores a medida que aumentem as necessidades.

Mas e quanto a potência e refrigeração necessária?

Ela também não iria crescer?

Obviamente que sim!

Um bom projeto e consultoria para entendimento da necessidade do Gerente de TI e potencialidade de crescimento da empresa é importantíssimo.

Podemos por exemplo

  • dimensionar os cabos elétricos para a demanda de energia futura e instalar os No Breaks para a demanda atual, ou seja, em um Data Center que instalaremos dois No Breaks de 20KVA podemos dimensionar os cabos e quadros elétricos  para suportar dois No Breaks de 40KVA de modo que no futuro só teríamos que trocar os No Breaks;
  • se necessitamos no momento de dois ar condicionados de precisão, podemos deixar uma área para um terceiro ar condicionados de precisão, deixando instaladas as redes frigorígenas para os três ar condicionados, de modo que, no futuro, caso haja necessidade de maior refrigeração, simplesmente colocamos o outro ar condicionado de precisão na área selecionada e o interligamos a sua rede frigorígena já instalada. Fazendo isto duplicaríamos a capacidade de refrigeração do Data Center;

Lembre-se que o mais importante é uma boa consultoria com bom levantamento de necessidades, entendimento do negócio da empresa e um bom planejamento inicial.

Data Center Tipo 3:  Data Center compartimentado

Se espaço não é problema, e já se sabe que haverá grande crescimento, talvez a melhor solução seja a solução de Data Center compartimentado.

E o que seria este tal de Data Center compartimentado?

A solução de Data Center compartimentado nada mais é do que projetarmos o Data Center para o crescimento esperado de sua vida útil, mas, utilizar somente a área necessária para a necessidade atual.

Como assim ?

Por exemplo : se sabemos que o Data Center atual precisa de 50 metros quadrados mas no futuro irá ocupar 100 metros quadrados, projetamos todos os sistemas para os 100 metros quadrados mas instalamos somente o necessário para os 50 metros quadrados.

Erguemos uma parede removível delimitando os 50 metros quadrados e instalamos todos os sistemas necessários para esta área : combate a incêndio; no breaks; ar condicionado, etc.

No futuro ou retiramos esta barreira e ampliamos a área ou criamos outra sala separada complementado os sistemas.

Com isto faríamos a ampliação, e o investimento, quando necessário.

Qualquer das soluções a serem adotadas o essencial é o bom entendimento do negócio da empresa e contar com ajuda de pessoal experiente para a escolha da melhor solução.

O tempo gasto no planejamento e projeto da solução ideal proporcionará economia não só no investimento inicial ( CAPEX ) como também no operacional ( OPEX )

E então, o que você achou nas soluções apresentadas de data centers para pequenas empresas?

Gostou do nosso post de hoje?

 Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto?

Conte para a gente ! Entre em contato ! Visite nosso site !

 

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter para receber informações e dicas interessantes sobre Data Center e TI.

Enviaremos, no máximo, um email por semana com a sintese dos ultimos artigos escritos.

 

Parabens! Você está inscrito em nossa Newsletter !

Sobre o autor

Márcio Abreu

Acreditado pela Uptime Institute e certificado pelo The Icor. É hoje um dos profissionais com maior experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

Site : http://www.innotechno.com.br

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */