Data Center

Data center modular: conheça e saiba se vale a pena utilizar essa solução

Data Center Modular
Escrito por Márcio Abreu

A tecnologia da informação (TI) é muito importante para o bom desempenho de uma empresa. Sem ela, o processamento de dados, a comunicação entre equipes e o diálogo com clientes seriam procedimentos extremamente complicados.

Com o passar dos anos, novos estudos são lançados e as ferramentas e os softwares tornam-se cada vez mais avançados e eficientes.

Assim, as decisões que um gerente de TI toma podem ser alinhadas às expectativas do mercado, às necessidades de seus clientes e às potencialidades do negócio.

Em meio a esse cenário, o data center modular é uma ótima solução para quem busca eficiência e redução de custos operacionais em TI.

Por isso, no nosso post de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre o que é um data center modular, qual é a sua importância e quais são seus benefícios. Confira a seguir!

Data center modular

Um data center é um ambiente projetado para armazenar as informações da empresa através de servidores, equipamentos e banco de dados de uma empresa. Em outras palavras, ele é o sistema nervoso central de um empreendimento, sendo responsável pelo processamento da informação e por sua segurança.

O data Center Modular tem os mesmos princípios e objetivos do modelo tradicional, mas com uma grande diferença: o data center modular é dimensionado e produzido em módulos — como o próprio nome já diz.

Por ser um sistema escalável, esse tipo de data center pode ser adaptado ao processo produtivo de qualquer empresa. Assim, você pode projetá-lo de acordo com a sua capacidade de armazenagem e o tamanho da empresa. Além disso, caso aconteça alguma mudança de mercado ou local de trabalho, é possível ampliá-lo ou modernizá-lo.

Pode parecer uma mudança simples, mas é com esse conceito que seu empreendimento pode se beneficiar de inúmeras formas. Então, abaixo, mostramos algumas de suas principais vantagens.

Redução no tempo de construção de sistema

O tempo é extremamente importante para a obtenção de bons resultados no mercado. Decisões corretas que não são tomadas no momento adequado não são tão efetivas quanto poderiam ser.

Desse modo, o planejamento, o projeto e a implementação de um data center modular são facilmente compreendidos e executáveis. Sua infraestrutura principal pode ser desenhada e moldada de acordo com as suas necessidades.

Como possui métodos de conexão padronizados, sua montagem é rápida e ágil, reduzindo o tempo de instalação e configuração.

Por exemplo, em um modelo tradicional, dependendo do tamanho, leva-se entre sete e oito meses para concluir todas as atividades. Já com um data center modular, todo o processo construtivo pode ser realizado em até três meses.

Não se esqueça também que os módulos podem ser testados e montados previamente antes mesmo de saírem da fábrica. Assim, caso qualquer problema seja identificado, é possível reduzir ainda mais o tempo de ajustes.

Melhoria na adequação dos projetos

Independentemente do tamanho e do ramo de atuação de seu negócio, suas informações devem estar acessíveis e disponíveis a todos que necessitam utilizá-las, não é mesmo?

A fim de cumprir esse objetivo, seu data center deve ser projetado para o espaço físico que você tem, sem que a sua operacionalidade seja afetada. Um data center modular é produzido para atender às demandas de TI de sua gestão.

Com o aumento das exigências dos clientes e a expansão dos negócios, ele possibilita um processo de expansão fácil e rápido. Desse modo, seu empreendimento pode acompanhar as evoluções do mercado sem que a adequação dos projetos seja colocada em risco.

Diminuição do consumo e eficiência energética

A preservação do meio ambiente também é um assunto fundamental para a performance de um empreendimento. Hoje em dia, a consciência ecológica é um pensamento que todas as pessoas de nossa sociedade devem ter e colocar em prática.

Como um gerente de TI tem grandes responsabilidades em mãos, suas decisões devem ser baseadas em conceitos atualizados e ecologicamente corretos. Um data center modular, além de otimizar a eficiência de seus sistemas, também reduz drasticamente o consumo de energia de um negócio.

Isso acontece, pois, essa tecnologia permite um melhor equilíbrio entre a capacidade de processamento de dados, o espaço físico utilizado e o funcionamento do sistema de refrigeração. Como a capacidade de resfriamento foi concebida para a infraestrutura existente, sem sobredimensionamento,  a energia gasta é reduzida.

Ele é montado para suprir a demanda atual de sua empresa, possibilitando sua ampliação à medida que for necessário. Como consequência disso, você cria uma infraestrutura enxuta, com grande eficiência energética e que reduz as despesas da gestão.

Facilidade em realizar manutenções

Por mais bem preparada e capacitada que a sua gestão seja, imprevistos e problemas podem acontecer. Dessa maneira, sua equipe precisa estar de prontidão para propor soluções eficientes que mantenham suas atividades em funcionamento.

Quando as manutenções não são realizadas de maneira correta, a qualidade do serviço pode ser colocada em perigo e você deve evitar essas situações a todo custo.

As manutenções em um data center modular podem ser programadas e otimizadas. Já que seus módulos são pré-fabricados, eles passam por um rigoroso processo de qualidade. Portanto, seu empreendimento utiliza um produto altamente confiável e eficiente.

Além disso, é possível criar um plano de gerenciamento otimizado que emita alertas de manutenções antecipadamente, fazendo com que suas atividades sejam ajustadas e aprimoradas de acordo com o cenário de seus ativos.

As evoluções tecnológicas já fazem parte do dia a dia de todas as gestões em nossa economia. Além disso, as pequenas e médias empresas também podem se beneficiar das vantagens e comodidades que apenas a tecnologia da informação pode oferecer.

Como você pode perceber, o data center modular é uma solução adequada às demandas do empreendimento, que não onera seu orçamento financeiro.

Lembre-se também que eles têm grande flexibilidade e podem atender às exigências mais urgentes da tecnologia da informação, como a computação em nuvem e a implantação de uma infraestrutura dinâmica.

E então, como você acha que um data center modular pode mudar a performance de sua empresa? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte para a gente ! Entre em contato ! Visite nosso site !

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter para receber informações e dicas interessantes sobre Data Center e TI.

Enviaremos, no máximo, um email por semana com a sintese dos ultimos artigos escritos.

 

Parabens! Você está inscrito em nossa Newsletter !

Sobre o autor

Márcio Abreu

Acreditado pela Uptime Institute e certificado pelo The Icor. É hoje um dos profissionais com maior experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

Site : http://www.innotechno.com.br

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */