TI

Como computação em nuvem pode afetar a estratégia para a sua TI?

Escrito por Márcio Abreu

Nuvem, computação em nuvem, SaaS.

Ouvimos esses termos incessantemente no mundo da tecnologia e dos negócios, e por uma boa razão: os benefícios da computação em nuvem são vastos.

Neste artigo, vamos mostrar como sua estratégia de TI pode ser afetada com o cloud computing e as vantagens trazidas para sua organização.

O que muda com a computação em nuvem?

A  computação na nuvem aproveita a conectividade e a megaescala da Internet.

Ela democratiza o acesso a recursos de software de nível internacional, pois um aplicativo de software atende a diversos clientes. 

A computação na nuvem oferece aos indivíduos e às empresas de todos os portes a capacidade de um pool de recursos de computação com boa manutenção, segurança,  fácil acesso e sob demanda, como servidores, armazenamento de dados e software de aplicativo.

As empresas precisam desenvolver estratégias abrangentes para fazer a transição para o modo de trabalho em nuvem, pois ela é o modelo de TI preferido e priorizado por:

  • ser mais ágil e flexível;
  • melhorar o desempenho de negócios e TI;
  • interromper os modelos comerciais;
  • adaptar-se a um mundo digital em rápida mudança.

A nuvem é segura?

Se você estiver armazenando todos os dados mais importantes de sua empresa em seu disco rígido, a perda ou o roubo dele pode resultar em grandes preocupações de segurança, milhares de dólares de prejuízo e até mesmo coloca o seu trabalho em perigo. 

Quando você combina essa perda física com a possibilidade de que criminosos cibernéticos invadam suas informações com relativa facilidade, a segurança se torna uma grande prioridade no mundo dos negócios.

 

A computação na nuvem é extremamente segura, muitas vezes superando os níveis de segurança da computação tradicional, permitindo que as empresas atraiam e mantenham uma equipe de segurança cibernética de alta qualidade versus funcionários de TI internos.

Ela permite também implementar práticas e tecnologias de segurança de ponta, orientadas por uma visão mais ampla dos padrões globais de ameaças em relação àquelas da maioria dos governos locais. Com dezenas ou centenas de usuários possivelmente em risco de exposição a programas maliciosos, manter as organizações seguras pode ser muito caro.

Quais as vantagens da nuvem?

Software Atualizado

Com a SaaS, as últimas versões dos aplicativos necessários para executar o negócio estarão disponíveis para todos os clientes assim que forem lançadas. 

Atualizações imediatas colocam novos recursos e funcionalidades nas mãos dos funcionários para torná-los cada vez mais produtivos. 

Além disso, os aprimoramentos de software normalmente são lançados numa frequência muito alta.

Isso contrasta com o programa comprado de forma física, que pode ter grandes lançamentos importantes apenas uma vez por ano (ou mais) e demorar muito tempo para se implementar.

Mais com menos

Com a computação em nuvem, as empresas podem reduzir o tamanho de seus próprios centros de dados ou eliminar completamente esses espaços de acordo com a forma de trabalho da empresa que fornece os serviços em nuvem. 

A redução do número de servidores, o custo do software e o número de funcionários podem diminuir significativamente os gastos sem afetar as capacidades da TI de uma organização.

Custos flexíveis

As despesas da computação em nuvem são muito mais flexíveis do que os métodos tradicionais. 

As empresas só precisam comissionar (e, portanto, apenas pagar) a capacidade do servidor e da infraestrutura quando é necessário. 

Mais espaço pode ser provisionado para horários de pico e, depois, retirado quando não for mais útil. 

A computação tradicional exige capacidade de compra suficiente para os horários de muito uso, fazendo com que ela fique ociosa o resto do tempo.

Além disso, caso haja a necessidade de ampliação da capacidade de dados, a TI tradicional exige aumento do espaço para os servidores. Esse problema não acontece com a computação em nuvem.

Disponibilidade constante

A maioria dos fornecedores de nuvem é extremamente confiável em seus serviços, com muitos mantendo 99,99% de tempo de atividade. 

A conexão estará sempre ativada e, enquanto os trabalhadores tiverem uma conexão com a internet, poderão acessar em qualquer lugar as aplicações que precisam. 

Alguns aplicativos até funcionam de forma off line.

Mobilidade melhorada

Os dados e as aplicações vão estar disponíveis para os funcionários independentemente do local onde estão no mundo. 

Os funcionários poderão fazer o seu trabalho em qualquer lugar usando roamimg em seus smartphones e tablets.

Dá para visitar uma loja de varejo para verificar os clientes, visitar casas e escritórios de consumidores, trabalhar no campo ou em uma fábrica e muito mais.

Melhor colaboração

O compartilhamento virtual de informações em tempo real torna-se mais fácil por meio de armazenamento compartilhado.

Dessa forma, pessoas em qualquer lugar com acesso à internet podem consumir os mesmos dados ao mesmo tempo. 

Essa capacidade pode reduzir o tempo de colocação no mercado e melhorar o desenvolvimento de produtos e o atendimento ao cliente.

Rentabilidade

Como as empresas não precisam comprar equipamentos e construir um data center, não vão gastar muito dinheiro em hardware, instalações, serviços públicos e outros aspectos das operações. 

Com a computação tradicional, uma empresa pode gastar milhões antes de obter algum valor do seu investimento no data center.

Despesas rapidamente reduzidas

Em tempos de recessão ou redução de negócios (como o setor de energia está experimentando atualmente), o cloud computing oferece uma estrutura de custos flexível, limitando assim a exposição.

Capacidade flexível

A nuvem possui uma facilidade flexível que pode ser aumentada, rebaixada ou desativada, dependendo das circunstâncias. 

Por exemplo, uma promoção de vendas pode ser extremamente popular, e a capacidade pode ser adicionada rapidamente para evitar queda de  servidores e consequentemente  perda de vendas. 

Quando a venda acabar, a capacidade pode diminuir para reduzir os custos.

Facilidade de fusões e aquisições

A computação em nuvem acomoda mudanças mais rápidas para que duas empresas se tornem mais eficientes. 

A computação tradicional pode exigir anos de migração de aplicativos e centros de dados de desmantelamento antes que duas empresas estejam executando na mesma pilha de TI.

Menos impacto ambiental

Com menos Data Centers em todo o mundo e operações mais eficientes, estamos coletivamente tendo um impacto menor no meio ambiente. 

As empresas que usam recursos compartilhados melhoram suas credenciais “verdes”.

Gostou de saber mais sobre computação em nuvem?

Então, assine nossa newsletter e receba sempre mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

 

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter para receber informações e dicas interessantes sobre Data Center e TI.

Enviaremos, no máximo, um email por semana com a sintese dos ultimos artigos escritos.

 

Parabens! Você está inscrito em nossa Newsletter !

Sobre o autor

Márcio Abreu

Acreditado pela Uptime Institute e certificado pelo The Icor. É hoje um dos profissionais com maior experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

Site : http://www.innotechno.com.br

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */