Data Center

ASHRAE TC 9.9 – Evolução

Escrito por Márcio Abreu

Qual a temperatura de refrigeração ideal os servidores no Data Center?

Esta dúvida assombra quase todos os gerentes de TI no momento de especificar a temperatura de insulframento dos ar condicionados do Data Center.

Veja neste artigo como definir a temperatura ideal para seu servidor.

Sobre a Ashare

A ASHRAE é uma associação associação internacional de engenheiros de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) com membros filiados nos mais diversos países.

A associação acredita no bem-estar apostando em tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento do ambiente, sendo formada por mais de 50 mil membros engajados em áreas como sistemas de climatização, eficiência energética, qualidade do ar interior e sustentabilidade. Embora tenha sido fundada em Nova York em 1894, a ASHRAE conta hoje com colaboradores espalhados pelo mundo todo.

OS COMITÊS

Os Capítulos ( comitês ) agregam voluntariamente o conjunto dos membros associados da ASHRAE e visam desenvolver o conhecimento científico e tecnológico e partilhar conhecimentos com uma interação desinteressada entre os seus membros, promovendo várias ações como, discussões em grupo, pequenos cursos e sessões técnicas.

 

 

 

 

O COMITÊ 9.9

O comitê 9.9 (TC 9.9)  é o comitê especializado em Data Center e é o que mais tem membros e que mais trabalha devido à relevância de consumo de energia elétrica mundial relacionado à Data Centers . Da energia geral consumida no mundo 3% é consumida por Data Centers sendo 37% do consumo dos Data Centers relativos ao Ar Condicionado, ou seja, mais de 1% de todo o consumo de energia do mundo está relacionado ao consumo dos Ar Condicionados do Data Center.

 

 

 

 

 

 

 

MEMBROS DO COMITÊ TC 9.9

Os membros do comitê se dividem em:

  • Fabricantes de equipamentos de TI;
  • Fabricantes de equipamentos de TI;
  • Fabricantes de equipamentos elétricos;
  • Fabricantes de ar condicionado;
  • Fabricantes de DCIM;
  • Usuários (operadores e mantenedores);
  • Governo;
  • Universidades;
  • Consultores

A grande maioria dos membros descritos acima acima se referem aos fabricantes de equipamentos de TI, o que é inteiramente justificável, pois, o foco deste comitê é a refrigeração dos equipamentos do Data Center e não de pessoas. Ninguém melhor que o próprio fabricante dos equipamentos para definir qual a faixa de operação ideal para seu equipamento. Se , por exemplo, o fabricante de um servidor definir que seu equipamento funciona tranquilamente com otima performance a uma temperatura de 27⁰ C não há porque se realizar um projeto para climatiza-lo a 22⁰ C. Essa diferença de temperatura de insultamento no rack representa uma grande economia energética redundando em um menor custo de operação OPEX dos Data Centers resultando em maior economia financeira que poderia ser usada para otimizar o “negócio da empresa” dando maior competitividade e lucros à empresa.

TC 9.9 – DEFINIÇÃO DOS AMBIENTES

A Ashare TC 9.9 divide os ambientes de Data Center em quatro classes de acordo com o nível de exigência e tamanho do Data Center. As classes vão de A1 a A4.

TC 9.9 –DEFINIÇÕES IMPORTANTES

Existem duas definições importantes no TC 9.9 : a referente às faixas recomendável e as referentes à faixa de temperatura permitidas. É importante relembrar que estas faixas são definidas pelos próprios fabricantes ( que pertencem ao comitê). Operando na faixa recomendável o equipamento operará com a máxima performance não podendo ultrapassar a faixa máxima permitida sob pena de se queimar o equipamento.

TC 9.9 EVOLUÇÃO

A Ashare vem evoluindo  junto com a evolução dos equipamentos de TI e em sua 4ª edição de 2015 recomenda uma temperatura mínima recomendável de 18⁰ C e máxima recomendável de até 27⁰ C  para os servidores. Estas medições passaram a ser feitas na porta do rack e não na temperatura de retorno do ar condicionado como era feita nas edições anteriores desta norma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TC 9.9 –  GUIDELINES

ASHRAE TC 9.9 – RECOMENDAÇÕES

1. Preferência para racks que possuem configuração “Entrada de ar pela frente e descarga traseira”

 

2. Sempre que possível trabalhar com confinamentos de corredores “quente” ou “frio”

3. Conheça os limites dos servidores com que está trabalhando e as características construtivas dos racks

4. Garanta a correta distribuição de ar nas extremidades dos corredores. Evite “hotspot”4. Garanta a correta distribuição de ar nas extremidades dos corredores. Evite “hotspot”

5. Atenção aos materiais existentes nos corredores quentes, que terão contato com pessoas5. Atenção aos materiais existentes nos corredores quentes, que terão contato com pessoas

6. Atenção à distribuição de cabos, para que não atrapalhe o fluxo de ar

7. Utilize os preceitos da norma à favor de seu projeto

VANTAGENS DA ADOÇÃO DA TC 9.9

Uma das grandes vantagens desta mudança de paradigma da Ashare é a possibilidade de utilização de free cooling no Brasil ocasionando uma tremenda economia de refrigeração / energia elétrica e uma economia financeira.

Como a Ashare é uma norma feita em consenso com os fabricantes dos equipamentos de TI do Data Center que garantem o funcionamento de seus equipamentos, com ótima performance, nestas condições não há porque não adota-las e usufruir da máxima eficiência, baixo consumo e grande economia de seu Data Center.

 

A Innotechno foi uma das 24 empresas especializadas em soluções de Data Center do Brasil a ser convidade pela Vertiv para participar do 1⁰ Seminário Técnico sobre ar condicionado para Data Center com o objetivo de se tratar de técnicas de projetos e empregos de soluções de free cooling no Brasil.

O evento foi considerado um “divisor de águas” pelo approach técnico empregado.

Agora que você já sabe o que levar em consideração na escolha da temperatura ideal para seu Data Center, a sua empresa está pronta para por a mão na massa? 

Para continuar inteirado sobre tudo que envolve Data Centers e a área de TI, que tal receber os próximos conteúdos em seu e-mail? Assine a nossa newsletter agora mesmo!

 

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter para receber informações e dicas interessantes sobre Data Center e TI.

Enviaremos, no máximo, um email por semana com a sintese dos ultimos artigos escritos.

 

Parabens! Você está inscrito em nossa Newsletter !

Sobre o autor

Márcio Abreu

Acreditado pela Uptime Institute e certificado pelo The Icor. É hoje um dos profissionais com maior experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

Site : http://www.innotechno.com.br

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */