TI

Aprenda como fazer uma redução de custos em TI de forma eficiente

Escrito por Márcio Abreu

O passar do tempo, evolução da tecnologia e da dinâmica empresarial, fizeram da TI um dos ativos mais valiosos dentro das organizações. A grande capacidade de otimizar processos, auxiliar na rotina de operações e somar esforços para uma melhor estratégia de negócios, comprovam isso. Contudo, ter todos esses benefícios à disposição tem seus custos — e não são baixos. Tal fato faz com que a necessidade de redução de custos em TI seja uma demanda comum às empresas, especialmente as pequenas e médias.

Nesse contexto, pensando em ajudar, nos post de hoje vamos mostrar algumas maneiras de reduzir os custos em TI de forma eficiente, sem prejudicar a qualidade dos serviços. Acompanhe!

1. Escolha bem seu servidor

O ideal é que o servidor escolhido com base na necessidade do negócio e não apenas pelo preço. Muitas empresas acabam optando por servidores mais em conta, com um desempenho mais modesto e menor espaço de armazenamento, mas acabam tendo que contratar mais para suprir a demanda.

Desse modo, analise bem: contratar servidores mais potentes pode ser mais vantajoso que contratar diversos de baixo desempenho. Considere também a contratação de servidores em nuvem, pois essa tem sido uma alternativa altamente interessante em termos de custos.

2. Trabalhe com softwares adequados

Softwares específicos e adequados às demandas do negócio podem evitar retrabalho e a complementação nos serviços. Isso impacta diretamente a agilidade nos processos, produtividade e evita que recursos humanos sejam deslocados para essa complementação das atividades que, em tese, deveriam ser realizadas pelo software.

3. Tenha sistemas efetivos

A utilização de sistemas muito antigos e obsoletos pode gerar gastos desnecessários em TI. Por isso, é necessário avaliar a metodologia empregada por eles, a fim de identificar o nível de eficiência de cada sistema.

Atualmente, os sistemas integrados é uma tendência forte no mercado de TI, pois auxiliam na centralização das informações, tornado-as mais acessíveis e úteis, demandando menos tempo e recursos humanos — o que, por si só, já gera uma economia.

4. Treine sua equipe de TI

Uma equipe bem treinada, certamente será mais eficiente. Nesse contexto, eficiência é produzir mais gastando menos. Assim, pode ser altamente benéfico para os custos em TI da empresa, investir no treinamento e capacitação da equipe, de modo que essa desempenhe seus trabalhos de maneira mais efetiva, ágil e aplicando de maneira correta os recursos que tiver a disposição.

5. Mantenha-se atento ao consumo energético

Quando o assunto envolve os custos tecnologia da informação, consumo energético é sempre um ponto crítico. Infraestruturas de TI, em geral, demandam um alto gasto de energia, por isso, é fundamental estar atento a esse quesito.

É plenamente possível atingir uma redução nos custos com energia, mas, para isso, é fundamental adotar algumas medidas. Por exemplo, a climatização do ambiente pode ser repensada para utilizar técnicas que maximizam a sua eficiência, como o ar natural para a refrigeração ou o emprego de equipamentos mais modernos e eficientes.

Essa que é uma nova tendência nas empresas — chamado data center verde — vem se expandido rapidamente em razão do seu grande e benéfico impacto nos custos em TI. Para se ter ideia da importância disso, muitas corporações já enxergam a eficiência energética como uma métrica a ser atingida — PUE, que é calculada com base na divisão da energia total pela energia gasta pelos servidores. Assim, quanto mais próximo de 1 for o resultado, maior é a eficiência energética do data center.

Por fim, como vimos, a redução de custos em TI é possível a partir de medidas simples e que não afetam a sua utilidade e importância dentro da empresa. Agora, cabe a você, gerente, analisar bem o cenário da sua empresa e colocar as medidas listadas em prática.

Gostou do post? Quer saber mais sobre esses e outros assuntos relacionados? Então, siga a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter para receber informações e dicas interessantes sobre Data Center e TI.

Enviaremos, no máximo, um email por semana com a sintese dos ultimos artigos escritos.

 

Parabens! Você está inscrito em nossa Newsletter !

Sobre o autor

Márcio Abreu

Acreditado pela Uptime Institute e certificado pelo The Icor. É hoje um dos profissionais com maior experiência em projetos e construções de Data Ceters, no Brasil. Especialista na concepção , validação do projeto , análise de riscos das instalações, acompanhamento, controle e comissionamento de construções de Data Center .

Site : http://www.innotechno.com.br

Deixar comentário.

Share This
/* ]]> */